Sunday, September 11, 2005

Implementação do Projecto



A disciplina de TIC de 10º ano apresenta duas unidades de trabalho: a unidade 4 - Introdução à metodologia de projecto que possui 5 blocos lectivos e a unidade 8 - Trabalho de projecto que possui 11 blocos lectivos, para a realização de um projecto com os alunos.

Penso que a melhor forma de implementar esse projecto será permitir a elaboração de um projecto, em que as restantes unidades: 5 - Folha de cálculo, 6 - Introdução aos sistemas de gestão de bases de dados e 7 - Criação de páginas Web participem.
Ou seja a realização das duas unidades durante o ano lectivo, no final de cada unidade lectiva, e com apoio a outras unidades lectivas de 9º ano (Word, Powerpoint e Internet), sendo concretizada ou publicada no final do ano lectivo.
Não pretendo limitar os alunos na escolha do projecto, mas irei tentar que todas as unidades participem. A minha experiência de 10 anos de ensino de informática e pelos projectos de área-escola em que participei, se forem os alunos a escolherem os temas, os projectos são concretizados, se por outro lado for o professor ou director de turma a impor as ideias, os projectos não são concretizados, ou então são realizados pelos professores.
Por exemplo, realizei um projecto de área-escola, onde todos os alunos da turma participaram e eu apenas "juntei" as várias páginas criadas. Embora não tenha sido um projecto extraordinário, todos participaram. http://esgm11l0203.no.sapo.pt/
Este blog pretende que sejam escritas soluções, formas de implementação, ideias de projectos, em resumo gostaria de saber como pensam concretizar as unidades de projecto.
Espero pelas vossas ideias.

4 Comments:

At 1:09 AM, Blogger Alexandre Faria said...

Caros colegas pretendia soluções para a implementação do projecto.
Formas, exemplos, ideias ou melhor as vossas soluções discutidas e aprovadas em grupo disciplinar. Ou cada colega lecciona a unidade de projecto da sua maneira?
Penso que estamos a falar de uma disciplina com demasiada importância no curriculum dos alunos para ser tratada como era ou ainda é "ITI" em algumas escolas.
Voltarei em breve com as minhas opções e dos meus colegas de grupo.

 
At 12:47 AM, Anonymous Anonymous said...

Alexandre!
Encontrei este blog por acasso, mas é interessante ver como existe união no seio dos professores ditos de informática.
Alguém pretende sugestões, mas nada, deve ser interessante para si trabalhar com colegas assim!
É triste ser de Portugal! Não posso ajudar porque sou de Filosofia, mas acho que deve continuar a trabalhar para os seus alunos e não para os seus colegas.
...

 
At 4:40 PM, Anonymous Anonymous said...

This comment has been removed by a blog administrator.

 
At 7:24 PM, Anonymous Anonymous said...

This comment has been removed by a blog administrator.

 

Post a Comment

<< Home