Friday, August 26, 2005

Projecto de Tic de 10º Ano


Boas! Sou professor de Informática na Escola Secundária Dr. Augusto César da Silva Ferreira em Rio Maior. O projecto de TIC 10ºAno está envolto numa problemática de trabalho de projecto que poderá ser implementada de várias formas. A criação deste "blog" pretende que sejam emitidas opiniões de como pensam implementar o projecto na vossa escola. Irei apresentar as orientações gerais de programa para a disciplina na unidade de projecto, assim como a minha visão da implementação do mesmo. No entanto, poderão existir outras formas de implementação do projecto, pelo que gostaria de conhecer a vossa realidade. Espero que com este espaço de "reflexão" e "troca de ideias" se possa contribuir para melhorar o ensino da Informática e nomeadamente das TIC nas nossas escolas.

Embora possua 3 páginas on-line, sobre Informática, EOTD 12º ano e Tecnologias 10º ano, este é o meu primeiro Blog e espero a vossa contribuição.

17 Comments:

At 6:49 PM, Anonymous Anonymous said...

Olá Alexandre. Acho a sua ideia muito interessante, pois certamente neste momento existem muitos colegas que vão leccionar TIC's e devem andar um pouco desorientados, sobretudo se não forem da área.

 
At 2:45 AM, Anonymous Anonymous said...

acho a ideia interessante e bastante creativa.

 
At 11:36 AM, Blogger MMM said...

Muitos parabéns pelo blog.
Será concerteza um bom contributo para todos nós e para os alunos.

 
At 11:45 PM, Anonymous Anonymous said...

Podes Contar connosco. Marco Paulo, Famalicão.(Escola D.Afonso Henriques, Vila das Aves)

 
At 7:23 PM, Anonymous Anonymous said...

Em relação a TIC, ainda não sei como desenvolver o trabalho de projecto.Agradecia sugestões.

 
At 4:20 PM, Anonymous Anonymous said...

Olá

Estou a leccionar na Escola Secundária de Pombal.
Gostei da ideia de introduzir o tema do projecto em todas as unidades. Eu fiz algo parecido em T.I.C. no 9º Ano e correu muito bem.

Nota: Se existir na vossa sala de aulas algum quadro interactivo multimédia (SmartBoard ou outra marca) deposite alguma(s) experiência(s) no meu blog. Estou a fazer um estudo sobre o impacto do SmartBoard em contexto de sala de aula. Este é o tema da minha Dissertação de Mestrado. Obrigada.

www.smboard.blogspot.com

 
At 3:04 PM, Anonymous Anonymous said...

Parabens Alexandre, uma das grandes problemáticas do ensino das TIC, é o modelo a aplicar nas aulas!

Sem duvia, como a filosofia da disciplina de TIC é "informática para o povo" - Saber fazer. A aprendizagem por projectos é um polo de motivação para todos os nossos alunos.

Sucesso a todos os colegas que optarem por esta metodologia

Cristina Antunes, Esc. Secundária de Castelo de Paiva

 
At 12:06 PM, Anonymous Anonymous said...

Todos acharam a ideia interessante, mas parece q estão todos como eu, sem saber o q fazer...

 
At 1:22 AM, Anonymous Anonymous said...

acho a ideiabastante criativae interessante, penso que todos deveriamos deixar os nossos prjectos para apreciação dos colegas

 
At 3:43 PM, Anonymous Anonymous said...

ja agora como vao avaliar os alunos no trabalho de projecto neste 1º periodo? vao fazer um teste em que moldes? obrigado e respondam rápido

 
At 1:58 AM, Anonymous Anonymous said...

Olá,

Desde já os meus parabéns pela iniciativa do blog.
Inicialmente tenho a dizer que o melhor método será explicar os conceitos base relacionados com metodologia, de seguida explicar as etapas e para terminar apresentar um projecto... por exemplo em powerpoin.
Quanto a sugestões de ferramentas de trabalho, na escola onde estou este ano pensamos em escolher uma ferramenta para gestão de projectos (simples) já que não nenhuma indicação do Ministério nesse sentido - a escolha foi jxproject (www.jxproject.com) que os ajuda a planificar mais melhor as actividades e definir tarefas. Não optamos pelo MsProject dado que poderia se tornar mais complexa a sua utilização especial nos cursos não tecnológicos.
Outra sugestão foi a criação de um blog, num serviço à escolha dos grupos, com o objectivo de registar o progresso das actividades, das equipas e do grupo no geral. Para terminar a face ainda a alguns problemas que temos detectado ao longo das aulas resolvemos aplicar uma acta para cada reunião que eles realizem (ainda vamos definir o limite).
Espero que tenha ajudado alguma coisa.
Saudações a todos,
OF

 
At 4:24 PM, Blogger Alexandre Faria said...

Durante o 1º Período existe a unidade 5 - Folha de Cálculo que terá fichas de exercício e teste de avaliação sumativa. Penso que o trabalho de projecto será avaliado no final da sua concretização.

 
At 6:21 PM, Anonymous Anonymous said...

Olá Alexandre.deve de andar um pouco desorientado Será concerteza uma boa seca para todos nós e para os alunos,pois certamente neste momento existem muitos colegas que vão leccionar TIC's Eu fiz algo parecido em T.I.C. no 9º Ano e correu muito mal.Todos acharam a ideia interessante, mas parece que nem estão todos como eu, ou seja a achar isto uma grande patetice

 
At 4:30 PM, Anonymous Anonymous said...

oi alexandre tive o previlégio de ter aulas de t.i.com o professor tito lívio que me disse este site... tem aki um belo trabalho continue que isto da jeito pos trabalhos e eu precisava de alguns conceitos de hardware se m podesse enviar po meu mail agradecia...
envie para superman_cat@hotmail.com
fike bem

 
At 1:11 AM, Anonymous Anonymous said...

Olá
Eu sou professora de TIC também e acho esta discussão muito interessante.
Sendo a primeira vez para muitos professores de informática que vão ter de implementar as suas aulas desta forma é normal que tenham dúvidas.
Concordo quando referes que o tema deve ser ser ao gosto dos alunos, pois só assim eles se sentirão envolvidos e motivados na realização deste trabalho.
Eu também concordo que o trabalho poderá ser realizado ao longo do ano, envolvendo as unidades de 9º e 10º ano.É uma forma de fazer revisões e consolidar as matérias.
Já agora indico um site que apresenta algumas propostas de propjectos para intervenção nas unidades de tic e durante este ano vai realizar varios foruns on-line para professores das TIC -http://nonio.ese.ips.pt/espaco39/

 
At 12:48 PM, Anonymous Anonymous said...

This comment has been removed by a blog administrator.

 
At 10:20 AM, Blogger EUGÉNIO EPIQUITI said...

Olá.
É de facto interessante fazer este Blogg. Espero colher no máximo contribuições sobre TIC´s porque tenho ainda dificuldades em leccionar esta disciplina.

 

Post a Comment

<< Home